365 Proteção Veicular

Blog

A associação de proteção veicular é um grupo que tem a finalidade de proteger o veículo contra roubos, furtos ou danos.

Oferecemos os mesmos serviços de uma seguradora, porém, de forma mais simplificada e justa. Por isso, não tenha dúvidas: proteção veicular é seguro, confiável e regulamentada.

O que geralmente acontece é das pessoas confundirem os serviços e as instituições. É comum chamar uma associação de “associação de seguros”. Isso é um equívoco, uma vez que pela legislação, não podemos oferecer serviços que se encaixam nesta nomenclatura.
Quer dizer que proteção veicular não é seguro auto?

Isso mesmo! Mas isso não significa que não podemos proteger e garantir a segurança do seu veículo.

A grande diferença entre uma seguradora e uma associação de proteção veicular está no modelo de negócio.

Seguradoras são instituições com fins lucrativos, ligadas a um banco que custeiam prejuízos futuros ligados ao seu veículo. Por serem ligadas a um banco, o processo de adesão de um seguro é muito desgastante.

Já associações de proteção veicular, são instituições sem fins lucrativos que prezam pelo mutualismo. Funciona como um fundo administrado por uma empresa, no qual os associados dividem entre si os custos mensais dos eventos que ocorrem entre os integrantes.

Para ser mais didático, é como se fossem um grupos de amigos, que caso um dos membros sofra um acidente e precise de conserto no carro, o grupo rateia o conserto entre si.
Mas essa prática é legal?

A criação de associações de pessoas para proteção de interesses mútuos, sem fins lucrativos, é permitida e regulamentada pela Constituição e Código Civil.

O artigo 5º da Constituição, parágrafos XVII e XVIII, estabelece que “é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar”. O artigo ainda define que a essa associação “independe de autorização”.

Assim, a princípio, contanto que não haja nenhuma desonestidade em sua gerência, uma associação de proteção veicular é legal. Ou seja, não viola lei alguma.

Entretanto, as associações veiculares não vendem seguro de carro e nem podem o oferecer a venda como tal, pois não são regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

E por isso, estamos sempre repetindo: Proteção veicular não é seguro auto.